Busca

alt

Vai viajar para o exterior com o seu gatinho ou cachorro? Saiba que agora eles também podem ter passaporte.

É isso mesmo. Foram publicadas na última sexta-feira (22), no Diário Oficial da União, as regras para a emissão do passaporte brasileiro para cães e gatos.

Atualmente, para fazer uma viagem, o dono do animal precisa apresentar o certificado sanitário internacional e o atestado de saúde para trânsito de cães e gatos. O novo passaporte poderá substituir esses documentos, mas não será obrigatório, caberá ao dono decidir se irá fazê-lo ou não.

Para fazer o documento, o proprietário deverá ir até um veterinário em estabelecimento especializado para implantar um microchip no animal para facilitar sua identificação em qualquer país. Mas não se assuste, o objeto tem o tamanho de um grão de arroz e fica sob a pele do animal.

O documento será emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e terá entre as informações obrigatórias o nome e endereço do dono do animal; a descrição do animal; nome, espécie, raça, sexo, pelagem e data estimada de nascimento; número de identificação eletrônica do animal (microchip); dados de vacinação e exame clínico fornecidos por médico-veterinário. A foto 5X7 não será obrigatória.

O passaporte será expedido nos idiomas português, inglês e espanhol, e deverá ser usado em viagens a países que aceitam o documento.

Em caso de alteração de proprietário do animal já portador do passaporte, o novo proprietário deverá solicitar atualização do referido documento, mediante registro de novo Requerimento para Concessão de Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos.

Segundo a publicação no Diário Oficial, os donos dos animais deverão preencher uma ficha de requerimento do passaporte e o procedimento deverá ser realizado em uma das unidades que serão indicadas no site do Ministério da Agricultura.

Mais acessadas do mês

Filhote do mês

Prev Next
Mel
Ted
Phiona

Quer ver seu pet aqui? envie uma foto com a historia dele para filhotedomes@idmed.com.br




Receba nossas notícias

Nome
Email


Quem somos|Publicidade|Fale Conosco