Busca

Terapia para cãesDesde maio de 2007, todos os sábados não chuvosos, um grupo de voluntários na cidade de Florianópolis executa uma atividade um tanto quanto peculiar: ir até o canil municipal da cidade entreter e se divertir com os animais que lá estão.

"A Cão Terapia é um projeto da OBA (Organização Bem-Animal), que nasceu do desejo de encontrar um lar para os animais resgatados por maus-tratos pela Prefeitura de Florianópolis", explica a idealizadora e responsável pela Cão Terapia, Ana Lúcia Martendal. 

A iniciativa nasceu após Ana Lúcia ficar compadecida com o alto número de cães à espera de adoção no canil municipal. Solicitou então uma autorização junto à Diretoria do Bem-Estar Animal – órgão da Prefeitura responsável pelos animais do canil municipal – para organizar um movimento de voluntariado no canil que incentivasse a ida de voluntários a esse local, amenizando a solidão dos animais e estimulando, consequentemente, a adoção deles.

"Sem dúvida os maiores beneficiados são os voluntários envolvidos na ação solidária: o fato de se sentirem úteis aos animais, somado à alegria que esses cães transmitem, é muito prazeroso e divertido; além disso, ameniza sintomas de doenças como a depressão, por exemplo, como já foi constatado por médicos e psicólogos do mundo todo", finaliza Ana Lúcia.

 

Contato com animais faz bem!

De acordo com a revista IstoÉ, a prova de que os animais são benéficos à saúde está numa pesquisa encomendada por uma companhia de seguro australiana. Os empresários queriam saber se, de fato, os donos de cachorros tinham uma saúde melhor. Constatou-se que os pacientes que cuidavam de um cão gastavam 16% a menos de medicamentos e saíam dois dias antes dos hospitais do que doentes que não mantinham contato com bichos. Outro estudo, publicado no American Journal of Cardiology, mostrou que o convívio com animais ajuda a controlar o stress, diminui a pressão arterial e reduz o risco de problemas cardiovasculares.

 

 

Ana Lúcia Martendal é arquiteta e diretora da Organização Bem-Animal.


blog comments powered by Disqus

Mais acessadas do mês

Filhote do mês

Prev Next
Mel
Ted
Phiona

Quer ver seu pet aqui? envie uma foto com a historia dele para filhotedomes@idmed.com.br




Receba nossas notícias

Nome
Email


Quem somos|Publicidade|Fale Conosco