Busca

alt

Se você tem cachorro em casa, atenção: o verão é a estação do ano em que os carrapatos e as pulgas são mais comuns. Isso porque, com as altas temperaturas, os parasitas externos, assim como os fungos, se reproduzem mais.

E como evitar o problema? A veterinária Mara Massad explica que o ideal é deixar os pelos dos cães sempre limpos e escovados, através de banhos frequentes. O uso frequente de antipulgas e carrapaticidas também ajuda na prevenção. Já com relação aos fungos, causadores de micoses, deve-se observar o local em que o animal dorme e como está sendo feita a higiene do pelo.

Ao perceber qualquer um dos problemas, o ideal é levar o animal ao veterinário para confirmar o diagnóstico e começar o tratamento.

Na hora de comprar um antipulgas ou um carrapaticida, é essencial relacionar o produto com a espécie em questão, já que existem produtos específicos para cães, gatos, etc. Além disso, também deve ser levado em conta o peso do animal.

As aplicações variam de acordo com o produto, podem ser desde via oral até líquido no dorso do animal. Ele deve ser passado em um local de difícil lambedura e o proprietário deve evitar contato manual com o produto. Deve-se tomar um cuidado especial quando houver mais de um animal na casa, pois um pode lamber o outro enquanto o produto ainda não secou e se intoxicar.

Uma dica da veterinária é fazer uma revisão na pelagem do cachorro sempre que sair para passear e, se notar alguma anormalidade, procurar um veterinário.

 

Mara Massad é draduada pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo. Mestrado em Patologia Experimental pela Faculdaede de Medicina da USP em 2001. Atualmente cursando especialização em Medicina Veterinária Legal pela INBRAPEC


Mais acessadas do mês

Filhote do mês

Prev Next
Mel
Ted
Phiona

Quer ver seu pet aqui? envie uma foto com a historia dele para filhotedomes@idmed.com.br




Receba nossas notícias

Nome
Email


Quem somos|Publicidade|Fale Conosco