Busca

alt

A posse responsável e a castração são medidas que comprovadamente auxiliam no controle populacional de animais, apesar de nem sempre existirem políticas públicas que contribuam para a conscientização dos donos. Porém, uma medida inovadora adotada pela Prefeitura de Caieiras, município localizado a 37 km da capital paulista, chama bastante atenção.

Por meio da Vigilância Sanitária, aproximadamente 500 animais já foram castrados gratuitamente na Unidade Móvel de Controle Populacional de Cães e Gatos, um ônibus adaptado para esse tipo de procedimento cirúrgico e que conta com a participação de profissionais da medicina veterinária qualificados para tal.

De acordo com o médico-veterinário Dr. Luiz Carlos Nunes, a castração traz inúmeros benefícios que vão além do simples abandono nas ruas. "Através da castração, evitam-se todos os transtornos decorrentes da reprodução e da ação hormonal, como brigas, demarcação de território, fugas, doenças sexualmente transmissíveis, etc.", ressalta.

Oferecido em apenas outras duas cidades do Brasil, Americana-SP e Curitiba-PR, o serviço de castração gratuito da cidade de Caieiras leva cerca de 15 minutos no procedimento cirúrgico e mais 45 minutos para todo o processo operatório, variando de animal para animal. Vale lembrar também que o procedimento é indicado apenas para animais de, no mínimo, quatro meses de vida.

No caso de cães que possuem um lar, os cuidados pós-operatórios ficam por conta dos proprietários e levam aproximadamente uma semana. Já os animais de rua, chamados de "cães comunitários", necessitam de voluntários que os recebam em suas casas durante o período de recuperação da cirurgia.

 

Fonte: A Semana


blog comments powered by Disqus

Mais acessadas do mês

Filhote do mês

Prev Next
Mel
Ted
Phiona

Quer ver seu pet aqui? envie uma foto com a historia dele para filhotedomes@idmed.com.br




Receba nossas notícias

Nome
Email


Quem somos|Publicidade|Fale Conosco