Busca

laser em cãesO uso de lasers na medicina veterinária não é um procedimento novo, e sim usado há algum tempo. Mas veterinários da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, afirmam que agora estão usando esse instrumento em tratamentos pós-operatórios e têm obtido sucesso em cães com paralisia causada pela doença do disco intervertebral.

"Após a cirurgia, os cães estão recebendo o laser em baixa intensidade e estão andando uma semana mais cedo do que os outros que não ganharam esse tratamento", explica Dr. Tom Schubert, professor de neurologia de pequenos animais da Faculdade de Medicina Veterinária. "Isso significa menos tempo de internação e menos estresse tanto para eles como para seus donos", completa. Este é o primeiro estudo que compara os resultados entre pacientes tratados com e sem laser.

34 cães foram analisados. 17 deles no grupo de tratamento e os outros 17 no grupo de controle. 75% deles eram da raça dachshunds, uma espécie geneticamente propensa a esse tipo de doença. Todos os cães chegaram ao hospital incapacitados de andar e foram diagnosticados e operados.

Clínicos do Hospital de Pequenos Animais da Faculdade de Medicina Veterinária começaram a utilizar esse método após os resultados de um estudo mostrarem a eficácia do laser em casos de doença do disco intervertebral, que é a causa mais comum de lesões na medula espinhal endógena.

Schubert disse que a terapia da luz é conhecida por afetar certos elementos dentro do corpo, resultando em efeitos benéficos semelhantes à forma como a luz afeta a clorofila nas plantas.

 

Benefícios

"Com esse tratamento, os pacientes caminham mais cedo, evitam complicações médicas adicionais, seus proprietários economizam dinheiro e os cachorros ficam menos estressados devido ao menor tempo de hospitalização", conclui. Os resultados foram tão satisfatórios que todos os cães que chegam nessas condições estão sendo tratados com esse método.

 

 

Fonte: Universidade da Flórida


blog comments powered by Disqus

Mais acessadas do mês

Filhote do mês

Prev Next
Mel
Ted
Phiona

Quer ver seu pet aqui? envie uma foto com a historia dele para filhotedomes@idmed.com.br




Receba nossas notícias

Nome
Email


Quem somos|Publicidade|Fale Conosco