Busca

alt

Você já deve ter ouvido a expressão que diz que agosto é o mês do cachorro louco, certo? E você sabe por que essa expressão existe?

Segundo a veterinária Mara Massad, agosto é um mês em que normalmente as cadelas entram no cio e o contato com os machos faz com que a raiva se prolifere mais rapidamente. Justamente por isso, agosto é o mês escolhido para as vacinações gratuitas para cães e gatos contra a raiva.

Ela explica que a raiva é um vírus que é transmitido pela saliva dos animais. Todos os animais podem contrair a raiva, desde que tenham um ferimento na pele e contato com a saliva de um animal raivoso. "Todos os animais, a partir dos 2-3 meses de idade, devem ser vacinados, antes disso eles ainda não terão imunidade para responder adequadamente à vacina", diz ela.

Normalmente ela se manifesta com alterações neurológicas, como agressividade, mas podem existir também outros sintomas, por isso, se o animal apresentar qualquer alteração de comportamento, o ideal é procurar um veterinário.

Essa é uma doença que não tem tratamento, por isso, o ideal é preveni-la. Para prevenir a doença é primordial nunca se aproximar de animais com suspeita da doença ou de animais desconhecidos e manter as vacinas de seus animais atualizadas. "Se alguém for mordido por um cão desconhecido, deve imediatamente consultar um centro médico em seu município. Já o cão deverá ser capturado e mantido em observação por pelo menos 15 dias, até que uma autoridade sanitária confirme ou descarte a possibilidade da doença", explica a veterinária.

No dia da vacina é recomendado que os cães estejam com coleira e guia e, se forem agressivos com estranhos, de focinheira para não agredir o agente sanitário que irá aplicar a vacina.

Os gatos deverão estar em caixas de contenção ou outro meio de transporte seguro. Vale até carrinho de feira para a população que não tem recursos para comprar a caixa de transporte. Além da campanha da prefeitura, as clínicas veterinárias também estão aptas a aplicar a vacina de raiva, basta consultar um veterinário de confiança.

Veja na sua cidade como e quando será a vacinação gratuita para cães e gatos e não deixe de vacinar o seu animalzinho.

 

Mara Massad é draduada pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo. Mestrado em Patologia Experimental pela Faculdaede de Medicina da USP em 2001. Atualmente cursando especialização em Medicina Veterinária Legal pela INBRAPEC


Mais acessadas do mês

Filhote do mês

Prev Next
Mel
Ted
Phiona

Quer ver seu pet aqui? envie uma foto com a historia dele para filhotedomes@idmed.com.br




Receba nossas notícias

Nome
Email


Quem somos|Publicidade|Fale Conosco