Busca

Alergias alimentares: fique de olho na alimentação do seu cão ou gato

A alergia alimentar não é um distúrbio exclusivo dos seres humanos. Quando não é diagnosticada com precisão, ela também pode causar problemas aos nossos animais de estimação como cães e gatos, que podem ter sintomas de ordem dermatológica ou gastrintestinal. Saiba quais são os sinais apresentados pelo seu bichinho e como deve ser o procedimento com as informações da médica-veterinária Dra. Ana Gabriela Valério.

 

Assim como os seres humanos, os cães e os gatos também podem ter alergias alimentares? Como e por que elas ocorrem?

Sim. Assim como em humanos, os cães e os gatos podem apresentar o quadro de alergia alimentar. A alergia alimentar ocorre quando uma parte do alimento (as proteínas) é reconhecida como um corpo estranho (um antígeno) pelos anticorpos (sistema imunológico) do animal.

As alergias são desencadeadas normalmente pelo estímulo contínuo do sistema imunológico. Por esse motivo é comum ouvir que os animais não apresentavam nada e, de uma hora para outra, começaram a apresentar alergia.

 

Existe diferença entre intolerância e alergia nesses casos?

A intolerância alimentar é o nome dado a todas as dermatoses ou sintomatologias gastrintestinais causadas pela ingestão de um alimento, podendo estar ou não o sistema imunológico envolvido.

Alergia alimentar ocorre necessariamente se os anticorpos (sistema imunológico ou sistema de defesa) estiverem envolvidos. Neste caso, quando a proteína do alimento é absorvida pelo intestino do animal, rapidamente os anticorpos a reconhecem como um corpo estranho e então o processo alérgico é desencadeado.

 

Quais são os grupos de alimentos ou rações mais suscetíveis de causarem alergias?

As alergias alimentares são causadas geralmente pelas proteínas do alimento. Não existem grupos de alimentos mais susceptíveis. O que ocorre é que normalmente os alimentos disponíveis no mercado são produzidos com as mesmas fontes de proteína, e os animais, dessa forma, acabam 'apresentando'/ 'entrando em' um processo alérgico desencadeado primeiramente por essas fontes comuns.

 

Quais costumam ser os sintomas da alergia alimentar nos animais?

Os sintomas dermatológicos da alergia alimentar são bem variáveis, muitas vezes vagos e confundidos com outras doenças. Os animais podem apresentar prurido (coceira), urticária e alguns problemas de queratinização. Em alguns casos a sintomatologia apresenta-se como desordens gastrintestinais. É essencial a ajuda de um médico-veterinário para chegar ao diagnóstico de alergia.

 

Como é feito o diagnóstico nesses casos?

O diagnóstico de alergia alimentar é baseado primeiramente na eliminação de outras causas de prurido (picada de pulga e carrapato, por exemplo) ou das sintomatologias gastrintestinais, seguido pelo início de uma dieta de eliminação que deve ser recomendada e seu uso acompanhado pelo veterinário.

 

Se o meu gato ou cão possui alergia a alguns alimentos, qual deve ser o procedimento? Como deve ser a dieta?

Após o diagnóstico de alergia alimentar, o médico-veterinário deverá recomendar o uso de uma dieta mais adequada ao animal, levando em consideração todos os fatos estudados para determinação do diagnóstico (histórico, testes e análises laboratoriais, por exemplo).

 

Existe algum tipo de tratamento para a alergia em cães e gatos? Ela tem cura?

O uso de uma dieta adequada para o animal, recomendada pelo médico-veterinário, auxilia no tratamento, mas a necessidade de uso de medicamentos não é substituída. Portanto, faz-se necessária a recomendação e acompanhamento do médico-veterinário durante todo o período de utilização do alimento e, havendo necessidade, medicamentos serão prescritos. Em alguns casos a utilização do alimento pode ser recomendada por toda a vida do animal.

 

 

Dra. Ana Gabriela Valerio é Médica Veterinária, Consultora Técnica e Científica da Royal Canin do Brasil.

Mais acessadas do mês

Filhote do mês

Prev Next
Mel
Ted
Phiona

Quer ver seu pet aqui? envie uma foto com a historia dele para filhotedomes@idmed.com.br




Receba nossas notícias

Nome
Email


Quem somos|Publicidade|Fale Conosco