A Prefeitura Municipal de São Paulo inaugurou, no início do mês de julho, o primeiro hospital público para cães e gatos. Localizado na Zona Leste, mais especificamente no bairro do Tatuapé, o local abriu as portas sem inauguração e divulgação, mas já conta com grande procura.
Criada a partir de uma parceria entre a prefeitura e a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de São Paulo, a unidade hospitalar atende cerca de 70 animais por dia e tem como prioridade o atendimento a cães e gatos cujos donos não têm condições financeiras de bancar o tratamento em uma clínica particular.
Para ter direito a uma consulta com o clínico, o proprietário do animal deve comprovar a sua baixa renda e retirar uma senha. Por dia, são distribuídas cerca de 30 delas, mas com limite de atendimento até as 13 horas.
Caso o animal necessite de um atendimento com especialista, o mesmo é encaminhado no mesmo dia ou em outra data. Porém, se a situação for emergencial, a necessidade da senha é descartada, sendo exigida a comprovação da renda apenas na continuidade do tratamento.
No hospital, são oferecidos os serviços de ortopedia, odontologia, dermatologia e cirurgia, que são prestados por 28 funcionários, sendo 16 deles veterinários. Por mês, a associação recebe repasse da prefeitura de R$ 600 mil para a administração do local, que tem como meta o atendimento de mil consultas e até 180 cirurgias.
Fonte: Folha de S. Paulo
Mais acessadas do mês
- Descubra como reduzir a queda de pelos nos gatos
- Do parto aos primeiros cuidados
- Câncer em cães: quais os tipos mais comuns e quais os principais sintomas?
- Raiva pode ser transmitida por mordidas, arranhões e lambidas; saiba mais
- Recém-nascidos
- Uivos, um sinal para o dono
- Veja dicas de veterinária para viajar com o seu gato com menos estresse
- Entenda como funciona a visão dos cães
- Por que o barulho dos rojões incomoda tanto os cachorros?
- Conheça mais sobre a gravidez psicológica em cadelas
Filhote do mês
Quer ver seu pet aqui? envie uma foto com a historia dele para filhotedomes@idmed.com.br