Busca

alt

Não só os humanos devem ter atenção com os dentes, cães e gatos também merecem total atenção. Dentre todos os problemas, o mais comum é o tártaro, uma placa marrom, formada por bactérias e resíduos de alimentos, que fica aderida ao dente, provocando mau hálito nos animais, amolecimento dos dentes, retração da gengiva, dores e, por último, a perda do dente.

Os animais que apresentam uma grande quantidade de tártaro devem fazer uma limpeza dos dentes, e hoje já existem profissionais especializados em odontologia animal.

Porém, mesmo havendo tratamento, o ideal é prevenir o tártaro nos animais. Segundo o veterinário Wilson Grassi, a melhor prevenção é evitar alimentos úmidos e pastosos, como pães e massas, que ficam aderidos aos dentes. A escovação também é muito importante, pois remove os resíduos, que no início ainda são moles. "Eles só vão se petrificando com o tempo, ou seja, teoricamente, se você escovasse os dentes do seu cão diariamente, a escova retiraria toda a sujeira e não haveria problema lá na frente", diz ele.

Porém, nem todos os animais aceitam a escovação. O ideal é acostumá-los desde pequenos, mas para aqueles que não foram acostumados o ideal é começar esfregando uma gaze umedecida em poucos dentes. "Logo após, dê a ele um agrado e, aos poucos, à medida que um for confiando no outro, vá caprichando mais, até conseguir dar uma boa escovada", diz ele.

Biscoitinhos e ossinhos também ajudam a diminuir a formação de placas, devido ao atrito com os dentes, mas essa é uma forma de ajuda, e não de tratamento para o tártaro já formado.

Hoje no mercado existem escovas dentais próprias para cachorro, assim como pastas. Caso prefira, o creme dental infantil também pode ser usado, mas sempre sem flúor, para não ter problema caso eles engulam. "O ideal seria que os dentes fossem escovados todos os dias, mas, se não for possível, é importante escová-los quando o animal tomar banho, desde que eles também sejam dados regularmente", finaliza Grassi.

 

 

Wilson Grassi é medico veterinário formado pela Universidade Paulista, pós graduado em cirurgias animais. Autor de dois livros: "Seja Vegano" e "Como cuidar de seu cão e gato de forma responsável",

Site: www.wilsonveterinário.com.br

Mais acessadas do mês

Filhote do mês

Prev Next
Mel
Ted
Phiona

Quer ver seu pet aqui? envie uma foto com a historia dele para filhotedomes@idmed.com.br




Receba nossas notícias

Nome
Email


Quem somos|Publicidade|Fale Conosco