Coprofagia é o ato de comer fezes, sendo comum em cães e raro em gatos. Quanto às fezes ingeridas, podem ser do próprio cão, de um animal da mesma ou de outra espécie. As causas são multifatoriais e, portanto, o tratamento nem sempre é muito fácil. As causas da coprofagia podem ser: hereditárias, relacionadas com a dieta, devido a patologias e comportamentais.
Causas hereditárias
Cães que comem fezes de outras espécies animais o fazem porque essas podem ser nutritivas. Para o cão, não é repugnante. Quando seus ancestrais, os lobos, caçavam uma presa, primeiramente comiam as entranhas, os intestinos, fígado, estômago, etc.
Causas relacionadas com a dieta
- Dietas com baixos níveis proteicos ou alimentação insuficiente.
- Dietas muito ricas em carboidratos e fibras.
Devido a patologias
- Presença de parasitas (vermes e/ou protozoários).
- Síndrome de má absorção.
- Pancreatite crônica.
Causas comportamentais
- Cadelas que deram cria comem as fezes dos filhotes para manter o local limpo.
- Ansiedade, estresse.
- Cães entediados.
- Para chamar a atenção.
- Para evitar que o proprietário os puna.
- Ansiedade de separação - cães que ficam longos períodos sozinhos.
- Cães confinados.
Prevenção
Como prevenção existem algumas formas de melhorar o manejo do cão para que esse problema seja evitado:
- A alimentação deve conter uma ração de boa qualidade, respeitando a idade e atividade física do animal. A frequência e a quantidade do alimento dependerão da idade e do porte do cão, normalmente indicadas pelo médico-veterinário. Caso existam outros animais na casa, alimente-os em vasilhas separadas e verifique se todos estão tendo oportunidade de comer.
- Evite dar doces, biscoitos e frutas, principalmente frutas e legumes adocicados, tornando-os ainda mais atraentes para o cão, enquanto estiver sendo tratada a coprofagia. Os resíduos desses alimentos podem passar para as fezes.
- O jornal do seu filhote deve estar sempre bem limpo e, de preferência, não o deixe ver você limpando as fezes. Ele pode imitar o seu comportamento ou até achar que você está brincando.
- Não brigue com o seu filhote se ele já tiver defecado ou urinado no lugar errado. Simplesmente limpe a sujeira e espere uma oportunidade para pegá-lo no ato. Muitos cães comem as fezes para esconder do dono e dessa forma evitar que sejam punidos.
- Consultas veterinárias são importantes para a avaliação da saúde do animal. O médico-veterinário poderá solicitar exames complementares e prescrever as medicações necessárias. Cabe a esse profissional orientar na mudança da ração do cão. Aparentemente algumas rações deixam as fezes mais atraentes do que outras.
- Dedique uma parte do dia para dar atenção e exercitar o animal. Cachorros que são deixados muito tempo sozinhos (mais de 4 horas seguidas) ou confinados em locais pequenos e com poucos brinquedos tendem a comer mais fezes do que aqueles que são exercitados regularmente ou que recebem mais atenção de seus donos.
- Os locais de dormir, alimentar-se, urinar e defecar devem ficar bem separados para o cão.
Eduardo Ribeiro Filetti é médico-veterinário, pós-graduado em saúde pública e professor universitário. Também é vice-presidente da ONG “SOS Animais de Rua”.
blog comments powered by Disqus
Mais acessadas do mês
- Descubra como reduzir a queda de pelos nos gatos
- Do parto aos primeiros cuidados
- Câncer em cães: quais os tipos mais comuns e quais os principais sintomas?
- Raiva pode ser transmitida por mordidas, arranhões e lambidas; saiba mais
- Recém-nascidos
- Uivos, um sinal para o dono
- Veja dicas de veterinária para viajar com o seu gato com menos estresse
- Entenda como funciona a visão dos cães
- Por que o barulho dos rojões incomoda tanto os cachorros?
- Conheça mais sobre a gravidez psicológica em cadelas
Filhote do mês
Quer ver seu pet aqui? envie uma foto com a historia dele para filhotedomes@idmed.com.br