petiscos de gato naturaispetiscos de gato naturais

3 Deliciosas Receitas de Petiscos para Gatos – Econômicas!

Quem é tutor de um gatinho, sabe como é importante oferecer a ele uma alimentação adequada e balanceada. Mas que tal adicionar um petisco caseiro na dieta do felino? Além de ser uma delícia, pode ser usado como reforço positivo no adestramento.

Nesse artigo, vamos ensinar três receitas de petiscos econômicas, saudáveis e muito saborosas para você surpreender o seu felino de estimação.

Mas lembre-se, é sempre importante oferecer com moderação, de acordo com a alimentação diária do animal. Então vamos lá!

Benefícios dos petiscos caseiros para gatos

Os petiscos caseiros para gatos oferecem benefícios nutricionais muito melhores do que os vendidos comercialmente, além de serem preparados com mais qualidade. Além disso, eles ainda são uma opção bem econômica de agradar o seu gato.

Reforço positivo através do adestramento

É possível usar os petiscos caseiros como uma forma de reforço positivo para adestrar o seu gato. Com certeza, ele irá ficar ainda mais motivado a aprender com uma recompensa deliciosa como essa.

gato comendo ovo
gato comendo ovo

Complemento nutricional

Os petiscos caseiros também podem ser uma excelente fonte complementar de nutrientes para a dieta do seu gato. Além disso, você ainda pode personalizar as receitas de acordo com as necessidades nutricionais do seu animal.

Qualidade da preparação caseira

Ao preparar petiscos em casa para o seu gato, você garante que está oferecendo um alimento de qualidade, livre de conservantes e outros aditivos químicos que podem ser prejudiciais à saúde do seu felino.

Economia

Os petiscos caseiros para gatos são uma excelente opção econômica de agradar o seu animal de estimação. Além disso, você pode aproveitar os alimentos que sobram do seu próprio consumo, evitando o desperdício.

gato comendo ração rapidamente
gato comendo ração rapidamente

Deliciosas Receitas de Petiscos para Gatos

Receita 1 – Pedacinhos de cenoura

Ingredientes:

Preparo: Comece por bater o ovo em um bowl, adicione a cenoura sem pele e cortada em cubinhos e acrescente o mel e a lata de atum. Misture até obter uma massa homogênea e modele bolinhas pequenas com ela.

Conservação: Guarde os pedacinhos de cenoura na geladeira, tendo em conta que duram, no máximo, 3 dias. Também é possível congelar as guloseimas, mas neste caso, garanta que descongelaram por completo antes de oferecer para o seu gato.

Receita 2 – Biscoitos de salmão

Ingredientes:

  • 1/2 xícara de farinha de trigo integral
  • 1/2 xícara de farinha de aveia
  • 1/2 xícara de salmão cozido e desfiado
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 ovo

Preparo:

  1. Pré-aqueça o forno a 180°C.
  2. Em um bowl, misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea.
  3. Amasse a massa com as mãos e molde os biscoitos com o formato e tamanho desejado.
  4. Coloque os biscoitos em uma assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno por cerca de 15 a 20 minutos, ou até que estejam dourados.
  5. Deixe esfriar antes de oferecer para o seu gato.

Conservação: Os biscoitos de salmão podem ser armazenados em um recipiente hermético na geladeira por até 5 dias. Também é possível congelar os biscoitos por até 3 meses. Seu gato vai adorar essa receita deliciosa e você ainda economiza preparando em casa! Mas lembre-se de oferecer com moderação e como complemento à alimentação habitual.

gatos comendo frutas
gatos comendo frutas

Receita 3 – Crocantes de maçã

Está pronto para a terceira receita deliciosa e saudável para o seu gato? Esta é uma excelente opção para aqueles que querem proporcionar uma sobremesa um pouco diferente aos seus felinos. Os crocantes de maçã são uma delícia e super nutritivos.

Você irá precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 maçã;
  • 1 xícara de farinha de trigo;
  • 1/3 xícara de água;
  • 2 colheres de sopa de mel.

Em primeiro lugar, descasque e retire toda a polpa da maçã. Corte-a em pedaços muito finos e reserve. Em uma tigela, misture a farinha com a água até formar uma massa homogênea. Em seguida, adicione o mel e misture novamente.

Aqueça o forno a 180 °C e cubra uma assadeira com papel manteiga. Com um rolo de massa, estique a massa e, em seguida, corte em pequenos círculos. Decore cada círculo com um pedaço de maçã finamente cortado. Coloque na assadeira e asse no forno por cerca de 15 a 20 minutos ou até ficarem dourados.

Ao retirar do forno, deixe esfriar completamente antes de oferecê-los ao seu gato. Armazene os crocantes de maçã em um recipiente hermético e deixe na geladeira por até uma semana.

Este petisco é uma ótima opção de sobremesa para o seu gato, mas lembre-se de oferecer com moderação e sempre como complemento à alimentação habitual. Agora é só se deliciar juntamente com o seu bichano!

gato comendo ração úmida
gato comendo ração úmida

Considerações finais

Ao elaborar petiscos caseiros para gatos, você tem a garantia de proporcionar um complemento nutricional de qualidade, além de economizar dinheiro.

É importante lembrar que os petiscos apenas devem ser usados como reforço positivo no adestramento e nunca como refeição principal.

É crucial seguir as instruções de conservação e armazenamento para manter a qualidade dos petiscos.

Lembre-se sempre de que a alimentação do seu gato deve ser balanceada e suprir todas as necessidades nutricionais dele.

Esperamos que essas receitas ajudem a aprimorar a relação com o seu felino e a trazer momentos saborosos e saudáveis para o seu pet.

By Prof.ª Dr.ª Kelly Cristine de Sousa Pontes

Pós-doutora em Medicina, na área de Oftalmologia e Oncologia, pela Leiden University – Holanda e Doutora em Cirúrgicas e Anestésicas Aplicadas aos Animais, pela Universidade Federal de Viçosa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *