cachorro comendo pimentãocachorro comendo pimentão

Cachorro Vegetariano ou Vegano: Prós e Contras

Você já ouviu falar sobre a dieta vegetariana e vegana para cachorros? Essa prática está cada vez mais em alta entre tutores que buscam uma alimentação mais ética e saudável para seus pets.

No entanto, é importante lembrar que os cachorros são animais carnívoros facultativos, o que significa que, apesar de poderem ingerir vegetais, sua dieta deve ser baseada em proteína animal.

Mas afinal, o que dizem os especialistas sobre essa dieta vegana para cachorros? Neste artigo, vamos discutir os prós e contras dessa prática alimentar para que você possa tirar suas dúvidas e tomar a melhor decisão para o seu cachorro. Vamos lá!

Alimentação canina

Cachorro: carnívoro ou onívoro?

Desde sempre, acreditou-se que cachorros são animais carnívoros estritos, ou seja, que se alimentam exclusivamente de carne. No entanto, ao longo dos anos, estudos científicos indicaram que isso não é verdade. De acordo com pesquisadores, os cães são animais onívoros, ou seja, que se alimentam de proteína animal e também de vegetais.

cachorro comendo ovo
cachorro comendo ovo

Dentição:

uma evidência Uma das principais evidências que apontam para a dieta onívora do cachorro é a sua dentição. Os incisivos (dentes da frente) são pequenos em relação aos outros dentes, enquanto os caninos são grandes e com formato diferente. Já os pré molares e molares são menores em número e possuem formato de crista afiada. Essa dentição afiada é própria de animais que comem carnes, ossos e outros alimentos mais duros e fibrosos.

Dieta vegetariana ou vegana para cachorro?

Agora que sabemos que os cães podem consumir alimentos de origem vegetal, surge a dúvida: é possível alimentar um cachorro com uma dieta vegetariana ou vegana? A resposta rápida é sim. No entanto, é preciso que a dieta seja rica em nutrientes essenciais e balanceada para atender as necessidades do animal.

Substituindo a ração habitual

Se você está pensando em substituir a ração industrializada pela alimentação vegana ou vegetariana, é importante fazer a troca gradualmente. Comece introduzindo o novo alimento aos poucos, misturando-o com a ração habitual do seu pet. O ideal é que, durante o período de transição, você possa observar e avaliar a reação do seu cãozinho.

Receitas vegetarianas ou veganas para cachorro

Se preferir, você pode optar por produzir a comida em casa. O importante é que a dieta seja balanceada e que contenha todos os nutrientes necessários, tais como cálcio, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais.

Algumas opções de alimentos que podem ser incluídos na dieta são: cenoura, abóbora, batata-doce, chuchu, lentilha, grão-de-bico, linhaça, aveia, quinoa, batata, ervilha, couve-de-bruxelas, repolho e fígado vegetal para suprir a falta de proteína animal.

cachorros comendo batata-doce
cachorros comendo batata-doce

Saúde do cachorro

Estudos sobre dieta vegana em cachorros

Houve uma série de estudos realizados para explorar a possibilidade de cachorros terem uma dieta vegana equilibrada e saudável. Descobriu-se que uma dieta vegana pode ser benéfica para a saúde dos cachorros, quando realizada com cuidado e sob supervisão profissional.

Um estudo publicado na Journal of the American Veterinary Association descobriu que uma dieta vegana feita em casa para cachorros pode ser nutricionalmente adequada, desde que seja bem formulada e supervisionada. O estudo acompanhou 12 cachorros que foram alimentados com uma dieta vegana caseira. No final do estudo, nenhum cachorro havia desenvolvido nenhum problema de saúde, muito antes pelo contrário, muitos deles melhoraram certos problemas dermatológicos.

Outro estudo realizado por Brown na universidade de Nova Inglaterra, demonstrou que uma dieta cuidadosamente balanceada e sem carne pode manter valores hematológicos normais em cachorros que fazem exercícios.

Prós e contras da alimentação vegana para cachorros

Antes de decidir alimentar o seu cachorro com uma dieta vegana, é importante avaliar cuidadosamente os prós e contras.

Por um lado, a adoção de uma dieta vegana pode levar a uma diminuição no odor corporal dos cachorros e também reduzir suas chances de desenvolverem problemas nas articulações. Além disso, os cachorros podem obter vitaminas e minerais importantes para o seu organismo a partir de fontes não-carnívoras. Por outro lado, há alguns pontos negativos a serem considerados.

cachorro tomando sorvete
cachorro tomando sorvete

Primeiro, os cachorros são animais que são naturalmente carnívoros e, portanto, sua saúde pode ser afetada pela retirada total de carne de suas dietas. Além disso, dosagens incorretas de nutrientes podem ser prejudiciais à saúde. Por fim, os cachorros podem sempre recusar uma dieta vegana caso sejam mais seletivos em sua alimentação.

A vida vegana é para o seu cachorro? É importante lembrar que os cachorros são animais individualizados com necessidades nutricionais diferentes. Antes de decidir colocar o seu cachorro em uma dieta estritamente vegana, siga as orientações de um veterinário de confiança.

Vale lembrar que qualquer dieta radical só deve ser realizada sob supervisão e acompanhamento profissional. No geral, é possível proporcionar uma vida vegana feliz e saudável para o seu cachorro, mas somente se a dieta for muito bem formulada e cuidadosamente acompanhada por um profissional da saúde animal.

Conclusão

Apesar dos prós e contras da dieta vegana para cachorros, é importante lembrar que seu pet é um animal com necessidades nutricionais específicas e que devem ser supridas independentemente da sua escolha alimentar.

A consulta com um veterinário é essencial para garantir a saúde e bem-estar do seu cãozinho. Se optar por uma dieta vegana, lembre-se de realizar a transição de maneira progressiva e supervisionada, garantindo que a nova dieta atenda às necessidades energéticas e nutricionais do seu pet.

Além disso, a dieta vegana deve ser baseada em alimentos frescos e naturais e suplementada com vitaminas e minerais essenciais para evitar a deficiência nutricional.

By Prof.ª Dr.ª Kelly Cristine de Sousa Pontes

Pós-doutora em Medicina, na área de Oftalmologia e Oncologia, pela Leiden University – Holanda e Doutora em Cirúrgicas e Anestésicas Aplicadas aos Animais, pela Universidade Federal de Viçosa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *