animal furão comendoanimal furão comendo

Meu furão não quer comer ração – Dicas e soluções

Quando pensamos em animais de estimação, normalmente nosso foco está em cães e gatos, não é mesmo? Mas o mundo dos pets mudou e agora até os furões se tornaram animais de companhia super populares. Eles saíram do status de caçadores para se tornarem pets adoráveis e estimados.

No entanto, devemos entender que os furões são bem diferentes de cães e gatos. Eles possuem necessidades específicas e sua alimentação é uma delas.

Por isso, é comum encontrarmos furões que não gostam de comer ração. Mas não se preocupe, neste artigo vamos mostrar algumas soluções e recomendações para esse problema.

Então, continue lendo para descobrir como incentivar seu furão a comer ração e evitar qualquer complicação. Vamos lá!

O que um furão come e por que eles podem não querer comer ração

Vamos falar sobre isso. Ao contrário de cães e gatos que são conhecidos por serem mais flexíveis quando se trata de suas refeições, os furões têm gostos bem peculiares. Na verdade, suas preferências alimentares são tão específicas que, às vezes, eles simplesmente se recusam a comer ração.

Mas por que essas criaturinhas fofas têm tanta frescura com a comida? Bem, eu diria que é porque eles são muito sofisticados para se contentarem com qualquer coisa. Pense nisso, eles esperam apenas o melhor!

animal furão comendo
animal furão comendo

A alimentação natural de um furão consiste em proteína animal em grande quantidade, geralmente cerca de 30% a 38% da sua dieta. Eles também precisam de gordura (entre 18% a 20%) e fibra para evitar problemas digestivos. Então, quando a ração que oferecemos não atende aos seus padrões elevados de qualidade, eles podem se recusar a comer.

Existem várias razões para um furão se recusar a comer ração. Uma delas é que eles podem achar o sabor difícil de se adaptar.

Afinal, não é fácil ser um furão exigente quando se trata de comida. Outro motivo é a textura da ração seca, eles podem simplesmente não gostar da sensação na boca. E se eles já estão acostumados a uma dieta à base de carne e ovos, fica ainda mais difícil convencê-los a se render ao encanto da ração.

Além disso, alguns furões podem ter desenvolvido gengivite por causa do acúmulo de tártaro, o que torna ainda mais desconfortável para eles comer a ração seca. E vamos ser honestos, se a ração que você está oferecendo não é de boa qualidade ou foi feita para outros animais, é claro que eles vão virar o nariz.

Agora que entendemos por que esses furões têm tantas frescuras com a ração, vamos descobrir o que fazer quando eles se recusam a comer.

animal furão comendo
animal furão comendo

Diagnóstico de problemas alimentares em furões

Os furões, essas criaturas adoráveis com seus bigodes fofinhos e olhinhos brilhantes, podem ter algumas peculiaridades quando se trata de comer. Pode ser um verdadeiro desafio convencer um furão a comer ração, mas não se preocupe, estamos aqui para ajudar!

Excluir doenças subjacentes:

Antes de qualquer coisa, é importante descartar qualquer doença subjacente que possa estar afetando o apetite do seu furão. Um exame veterinário completo é essencial para identificar qualquer problema de saúde que possa estar interferindo na alimentação.

Etapas para identificar problemas alimentares:

Se o veterinário não encontrar nenhuma doença, pode ser que seu furão tenha algumas questões específicas relacionadas à alimentação. Aqui estão algumas etapas para identificar esses problemas alimentares:

  1. Observe o comportamento do seu furão: Ele parece estar comendo menos ou evitando completamente a ração? Ele está perdendo peso rapidamente? Essas observações podem indicar um problema alimentar.
  2. Verifique a qualidade da ração: Nem todas as rações são criadas iguais. Certifique-se de estar oferecendo um alimento de qualidade para o seu furão. A ração específica para furões é a melhor opção, pois ela é formulada para atender às necessidades nutricionais deles.
  3. Tente mudar o sabor da ração: Alguns furões são exigentes em relação ao sabor da comida. Experimente trocar a marca ou o sabor da ração para ver se isso estimula o apetite do seu furão.
  4. Introduza a ração de forma gradual: Se o seu furão não está acostumado com a textura seca da ração, você pode tentar amolecê-la em água morna para facilitar a transição. Gradualmente, vá diminuindo a quantidade de água até que ele esteja comendo a ração seca.
  5. Utilize métodos de alimentação alternativos: Alguns furões preferem comer em pequenas porções ao longo do dia, em vez de uma refeição grande. Experimente oferecer pequenas quantidades de ração várias vezes ao dia para estimular o apetite do seu furão.

Se todas essas medidas não funcionarem, é hora de consultar um veterinário especialista em furões. Eles serão capazes de fornecer orientações mais detalhadas e adequadas ao seu furão específico.

Com paciência e dedicação, você poderá encontrar a solução para o problema alimentar do seu furão. Lembre-se de que cada furão é único e pode ter suas próprias preferências. Então, mantenha-se perseverante e cuide bem do seu furão!

animal furão comendo
animal furão comendo

Soluções para incentivar um furão a comer ração

Mudar a marca ou sabor da ração:

Bem, seria realmente chato se você tivesse que comer a mesma coisa todos os dias, não é mesmo? Então, por que esperar que seu furão seja diferente? Experimente mudar a marca ou o sabor da ração para ver se ele fica mais interessado em comer. Talvez ele apenas esteja entediado com a mesma refeição monótona todos os dias. Dê uma chance a algo novo e emocionante – quem sabe ele não se apaixona perdidamente pela ração?

Introduzir a ração de forma gradual:

Se o seu furão é um pouco teimoso e não quer se render à ração de imediato, não force a barra. Vamos lá, você sabe como funciona o ditado “devagar se vai ao longe”. Comece adicionando um pouco de ração à sua dieta atual e vá aumentando gradualmente a quantidade. Dessa forma, seu furão terá tempo para se acostumar com o sabor e a textura da ração sem sentir que foi jogado de cabeça em uma nova dieta.

Utilizar métodos de alimentação alternativos:

Talvez seu furão esteja entediado com o método tradicional de comer na tigela. Experimente usar brinquedos para estimulá-lo a se alimentar de forma diferente e divertida. Você pode esconder pequenas porções de ração em vários locais ao redor da casa ou usar brinquedos de alimentação que precisem ser manipulados para obter a recompensa. Afinal, a vida é muito mais emocionante quando você tem que trabalhar para as coisas, não é mesmo?

Consultar um veterinário especialista em furões:

Se tudo mais falhar e seu furão continuar sendo um teimoso exigente, talvez seja hora de chamar os profissionais. Um veterinário especialista em furões poderá avaliar a situação e oferecer recomendações personalizadas para ajudar seu furão a comer ração.

Eles podem fornecer suplementos nutricionais, medicamentos ou aconselhamento especializado para lidar com esse impasse alimentar. Afinal, quando se trata de alimentação, é sempre bom ter uma opinião de especialista.

Então, não se desespere se seu furão não estiver interessado na ração. Com um pouco de paciência, criatividade e a ajuda de um veterinário especializado, você pode encontrar soluções para incentivar seu furão a desfrutar de uma dieta mais equilibrada. Mantenha a calma, persista e lembre-se de que até os furões mais teimosos também precisam se render às delícias da ração.

Conclusão

Em resumo, se você tem um furão que não quer comer ração, existem várias soluções que você pode tentar para incentivar seu amigo peludo a experimentar essa opção alimentar.

Comece mudando a marca ou sabor da ração, pois esses animais têm um paladar bastante exigente.

Além disso, introduza a ração gradualmente em sua dieta, misturando-a com outros alimentos que ele já está acostumado a comer. Experimente também utilizar métodos de alimentação alternativos, como brinquedos para mastigar que ajudam a prevenir acúmulo de tártaro nos dentes.

E, é claro, consulte um veterinário especialista em furões para obter orientações mais específicas sobre o caso do seu bichinho de estimação.

Com paciência e dedicação, você poderá encontrar a solução certa para fazer com que seu furão aproveite sua refeição ração e mantenha uma dieta equilibrada e saudável.

By Prof.ª Dr.ª Kelly Cristine de Sousa Pontes

Pós-doutora em Medicina, na área de Oftalmologia e Oncologia, pela Leiden University – Holanda e Doutora em Cirúrgicas e Anestésicas Aplicadas aos Animais, pela Universidade Federal de Viçosa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *