cachorro na mesacachorro na mesa

Por que meu cachorro parece saber que horas são?

Cada vez mais, donos de cães notam a capacidade de seus animais de estimação de saber que horas são. Seja para pedir comida, ir passear ou latir na hora que o dono volta do trabalho, muitos cães parecem ter um relógio interno. Mas como eles conseguem fazer isso?

Será que é algo instintivo ou aprendido? Neste artigo, vamos explorar o que a ciência diz sobre a percepção do tempo pelos cães e o que leva a essa habilidade tão surpreendente.

Como os cães percebem o tempo?

Esta é uma pergunta fascinante e, embora não haja uma resposta clara e definida, muitos estudos sugerem que os nossos amigos caninos são capazes de sentir a passagem do tempo.

Relógio biológico dos cães:

Para começar, os cães têm um relógio biológico interno que lhes permite regular os seus ciclos de sono e vigília. Este relógio biológico é afetado pela luz solar, alterações sazonais e pelos níveis de atividade. Ou seja, se o seu cão está habituado a acordar e dormir a determinadas horas, pode ter a noção do tempo assim que identifica estes sinais.

dois cachorros
dois cachorros

Cães são sensíveis às rotinas:

Muitos cães são animais de rotina, e a rotina deles está frequentemente ligada à programação do dia do seu dono. Se você se levanta às seis da manhã todos os dias para levar o seu cão a passear, é muito provável que o seu animal compreenda que as seis da manhã significa passeio. Os cães podem ser orientados por hábitos, e a antecipação de algo agradável pode ser o suficiente para que eles tenham noção do tempo.

Olfato e outras pistas:

O sentido do olfato também desempenha um papel importante na percepção do tempo pelos cães. Os cheiros mudam de acordo com as estações, e as diferentes horas do dia são caracterizadas por diferentes odores. Para um cão, estes odores diferentes podem ser sinais que indicam a passagem do tempo. A mudança na luz ambiente, o som das pessoas chegando em casa e a programação da televisão também são pistas que os cães podem usar para perceber o tempo.

Observação do ambiente:

Os cães são animais muito observadores. Eles são capazes de notar pequenas mudanças no ambiente, como a posição do sol, a quantidade de tráfego na rua ou até mesmo a variação na pressão atmosférica. Embora possa não parecer grande coisa, estas pequenas mudanças podem ajudá-los a ter noção do tempo.

Habilidades cognitivas dos cães:

Os cães são animais incrivelmente inteligentes e têm habilidades cognitivas que lhes permitem integrar várias informações para entender o mundo ao seu redor.

Percepção:

Os cães têm uma percepção apurada e são capazes de identificar pequenas mudanças no ambiente. Eles podem notar a diferença entre cheiros, sons e imagens com uma grande precisão, o que lhes permite perceber quando ocorrem mudanças no seu entorno.

cachorro com óculos
cachorro com óculos

Raciocínio:

Os cães são capazes de raciocinar e resolver problemas. Eles podem usar o pensamento lógico para encontrar soluções quando se deparam com um obstáculo. Além disso, eles podem entender o que é esperado deles em determinadas situações e agir de acordo.

Memória:

Os cães têm uma excelente memória e são capazes de lembrar de eventos passados, aprendizados e objetos específicos. Isso os ajuda a perceber a passagem do tempo e a entender as diferentes fases do dia (manhã, tarde e noite).

Aprendizado:

Os cães são animais muito curiosos e estão sempre dispostos a aprender. Eles podem ser treinados para distinguir diferentes horas do dia e associá-las com atividades específicas.

Desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação

Cães são animais sociais e interagem com outros cães, bem como com humanos. Suas interações sociais são influenciadas pela maneira como foram criados e pelo ambiente em que vivem, assim como pelas suas experiências anteriores.

cachorro e seu dono
cachorro e seu dono

Conexão com o dono

Os cães são animais que estabelecem conexões emocionais com seus donos. Eles gostam de estar perto de seus donos e respondem ao toque, à voz e ao olhar. Um cão bem-socializado é geralmente mais fácil de educar e tende a ser mais bem-comportado. Cães que passam muito tempo sozinhos podem desenvolver problemas de comportamento e até mesmo sintomas de depressão.

Comportamento em relação a outros cães

Os cães são animais sociais com comportamentos complexos em relação a outros cães. Eles expressam suas emoções através da postura corporal, vocalizações e odor, entre outros sinais. Quando interagem com outros cães, os cães podem mostrar submissão, agressão, brincadeira, entre outros comportamentos. A socialização precoce pode ajudar os cães a aprenderem a interagir com outros cães de forma saudável.

Comunicação com humanos

Os cães têm habilidades para compreender e se comunicar com seus donos. Eles podem aprender a responder a comandos verbais e gestuais, bem como a sinais de emoção humana. No entanto, é importante lembrar que os cães são animais e não podem ser esperados para se comportar exatamente como os humanos. As expectativas irrealistas em relação aos cães podem levar a problemas de comportamento.

Em resumo, o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação dos cães é influenciado pelo ambiente em que vivem, pelas experiências anteriores e pela maneira como são criados. A interação social é uma parte importante da vida do cão e socializar cães desde cedo é fundamental para o seu bem-estar emocional e psicológico.

Conclusão

Como mencionamos anteriormente, os cães possuem habilidades cognitivas incríveis e podem perceber seus arredores de maneira muito diferente de nós, humanos. Embora não possam ler um relógio, eles podem detectar o tempo de outras maneiras.

Os cães entendem nossas rotinas, reconhecem cheiros e outros sinais em seu ambiente e podem até mesmo ter alguns padrões biológicos naturais, como níveis de energia diferentes em diferentes momentos do dia.

Eles também possuem habilidades sociais e de comunicação únicas que podem ajudá-los a se conectar conosco e entender melhor nossas expectativas. Portanto, se você acha que seu cachorro sabe que horas são, pode ser verdade! Embora possa não ser no sentido literal que entendemos o tempo, os cães têm sua própria maneira de perceber e entender as mudanças em seu ambiente. Afinal, eles são nossos companheiros leais por uma razão.

By Prof.ª Dr.ª Kelly Cristine de Sousa Pontes

Pós-doutora em Medicina, na área de Oftalmologia e Oncologia, pela Leiden University – Holanda e Doutora em Cirúrgicas e Anestésicas Aplicadas aos Animais, pela Universidade Federal de Viçosa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *