Por que os cachorros não gostam de cortar as unhas?

cachorros nas olimpiadas

Por que os cachorros não gostam de cortar as unhas?

Cortar as unhas do cachorro pode ser uma tarefa difícil, mesmo para os donos mais experientes e amorosos.

Preocupações comuns incluem machucar o animal ou causar desconforto, enquanto a importância de manter as unhas do cachorro aparadas é frequentemente subestimada. Unhas compridas podem levar a problemas de saúde a longo prazo, como dor, infecções e uma marcha desajeitada.

É compreensível que seu cão possa não gostar que suas unhas sejam cortadas, mas é importante que essa tarefa seja realizada regularmente.

Ao entender por que os cães podem não gostar de ter as unhas cortadas, você pode tomar medidas para tornar o processo mais suave e até positivo para seu animal.

Prepare-se para algumas birras e contra-ataques de seu cão, mas com algumas técnicas e muito amor, você pode ajudá-lo a tolerar o processo de corte de unhas.

Mas lembre-se, pode levar tempo e paciência para ensinar o seu cão a gostar de ter suas unhas aparadas. Então, vamos começar!

cachorro adulto e cachorro filhote
cachorro adulto e cachorro filhote

Por que os cachorros não gostam de cortar as unhas?

Cortar as unhas do cachorro pode ser uma tarefa difícil para alguns donos de animais de estimação. Preocupações comuns incluem o medo de machucar o animal, o medo de deixá-lo ansioso e estressado, ou apenas uma aversão geral a qualquer atividade que envolva o corte das unhas.

Anatomia das unhas do cachorro:

Antes de entender por que os cachorros não gostam de cortar as unhas, é importante entender a anatomia da unha do cachorro. As unhas de um cachorro são compostas de uma haste externa dura e uma base interna macia, conhecida como polpa. A polpa contém suprimento de sangue e terminações nervosas, o que significa que o corte incorreto pode ser doloroso e levar a sangramento.

O medo associado ao cortar as unhas:

Muitos cachorros têm medo do processo de corte de unhas em si. O barulho da tesoura, a sensação de pressão na unha e a proximidade do rosto de seu dono podem ser assustadores para alguns animais. Além disso, a maneira como seus donos lidam com eles também pode aumentar esse medo. Se um cachorro é forçado à tesoura ou não é acostumado gradualmente, isso pode aumentar sua ansiedade e medo.

Experiências passadas negativas:

Cachorros com experiências passadas negativas de corte de unhas também são propensos a ter medo. Se o animal já se machucou durante uma sessão de corte de unha, pode associar o processo a dor e trauma. Em alguns casos, esse trauma pode ser tão duradouro que o meramente observar a tesoura pode desencadear medo e estresse.

Falta de socialização:

Muitos cachorros simplesmente não são socializados com o processo de cortar unhas quando são filhotes. Se o dono de um cachorro nunca lhe permitiu ver uma tesoura de unha, por exemplo, o processo pode parecer muito estranho e assustador para o animal. Um ou dois cortes com anos de idade não são suficientes para o animal entender o processo.

Dor ou desconforto associados ao corte:

Finalmente, alguns cachorros podem ter unhas dolorosas ou desconfortáveis, o que pode tornar o corte mais difícil. Isso pode acontecer se as unhas do animal cresceram muito tempo, o que pode colocar pressão sobre as articulações, ou se o cachorro tem uma infecção nas unhas.

dois cachorros
dois cachorros

Dicas de como cortar as unhas do seu cachorro

Preparar o ambiente:

Uma das principais chaves para cortar as unhas de um cachorro é preparar o ambiente. Isso significa criar uma área confortável e segura para o animal. Uma mesa de trabalho elevada permitirá uma melhor posição para cortar as unhas e trabalhar com o animal. Certifique-se também de que a tesoura da unha esteja limpa, afiada e pronta.

Apresente gradualmente a tesoura:

Quando se trata de um cachorro que tem medo de cortar as unhas, é importante acostumá-lo gradualmente à tesoura de unha. Deixe a tesoura sentada ao lado da cama dele por um tempo para que ele possa acostumar-se com a presença dela. Depois de alguns dias, comece a manuseá-lo, deixando-o tocar suavemente a tesoura em sua pata.

Ofereça recompensas e elogios:

Recompensas e elogios são importantes para acostumar o cachorro à tesoura de unha. Ofereça mimos e recompensas para ele no final do processo. Faça o seu cachorro se sentir bem sobre o corte de suas unhas.

Comece com pequenos cortes:

Quando se trata de cortar as unhas de um cachorro, é importante começar com pequenos cortes. Comece com uma unha e trabalhe com uma abordagem cautelosa. Um grande segredo para cortar as unhas dos cães é sempre apertar a tesoura lentamente para que você possa sentir quando estiver próxima da polpa. Melhor ainda, use um cortador de unhas com sensor de corte (o cortador para cima da ROU deixa visível a polpa da unha do cachorro) para que o corte seja seguro e preciso.

Peça ajuda a um profissional:

Se você tiver problemas para cortar as unhas do seu cachorro, peça ajuda a um profissional. O veterinário pode instruir maneiras de lidar com o corte de unhas, ou pode fazê-lo por você.

cachorro perdido
cachorro perdido

Conclusão

Preparar-se para cortar as unhas do seu cachorro pode ser bastante intimidador, mas é essencial para a saúde do animal. Felizmente, existem algumas coisas que você pode fazer para tornar a experiência menos assustadora para você e seu amigo peludo.

Prepare o ambiente:

É importante garantir que a área em que você irá cortar as unhas do seu cachorro seja calma e tranquila. Eles são animais muito sensitivos, então algo tão simples quanto um som estranho ou uma distração pode ser o suficiente para fazê-los se assustar e pular, dificultando ainda mais o processo. Mantenha a sessão de aparar unhas curta e doce, isto é, planeje com antecedência e tente escolher um horário em que seu cachorro esteja normalmente calmo e relaxado.

Apresente gradualmente a tesoura:

Corte de unhas pode parecer um pouco agressivo para o seu cão em um primeiro momento, então uma ótima maneira de combatê-la é apresentando a tesoura gradualmente ao cachorro. Faça com que ele se sinta confortável com a ferramenta primeiro, e depois trabalhe em uma das patas para ajudá-lo a se acostumar com o processo.

Ofereça recompensas e elogios:

O reforço positivo é uma ferramenta poderosa quando se trata de ensinar um cão a tolerar algo que não gosta. A ideia é que, quando o cachorro está fazendo algo que você quer que ele continue a fazer, como ficar parado enquanto você corta uma unha, ele recebe um agrado ou elogio. A chave aqui é fazer com que o cachorro se sinta bem e feliz com o processo.

Comece com pequenos cortes:

Uma estratégia simples, mas eficaz, é começar com pequenos cortes. É menos intimidador para um cachorro ter um número maior de cortes menores, em vez de apenas um grande corte. Além disso, não há necessidade de cortar todas as unhas em um só dia. O objetivo é mostrar ao seu cachorro que o processo pode ser rápido e fácil.

Peça ajuda a um profissional:

Se você ainda se sente desconfortável em cortar as unhas do seu cachorro ou se seu cão tem unhas escuras e você não tem certeza de onde cortá-las, é sempre uma boa ideia procurar ajuda de um profissional. Seu veterinário ou um tosador qualificado pode fazer o trabalho para você, permitindo que você aprenda com a experiência.

Cortar as unhas do seu cachorro pode ser um desafio, mas com essas técnicas simples, você pode ajudar seu amigo peludo a se sentir mais confortável com o processo. Lembre-se de estar preparado, ir devagar e sempre oferecer recompensas e elogios ao longo do caminho. Com paciência e prática, seu cachorro pode aprender a tolerar e, eventualmente, até gostar do corte de unhas.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *