cachorro resgatando uma pessoacachorro resgatando uma pessoa

Cachorros Treinados para Resgatar Vítimas em Escombros no Tocantins

Quem diria que cachorros seriam treinados como verdadeiros super-heróis para socorrer vítimas em escombros no Tocantins? Sim, você leu certo! Esses adoráveis peludos estão sendo capacitados para utilizar suas habilidades naturais e ajudar em operações do Corpo de Bombeiros.

Prepare-se para se encantar com essa história incrível de cães corajosos e determinados a salvar vidas. Vamos lá!

Treinamento dos Cachorros para Socorrer Vítimas

Ei, pessoal! Vocês já ouviram falar dos cachorros super incríveis que estão sendo treinados para socorrer vítimas em escombros no Tocantins? Isso mesmo! Esses peludinhos estão se preparando para enfrentar situações complicadas e salvar vidas.

O objetivo desse treinamento é aproveitar a versatilidade, a agilidade e o olfato super apurado dos cães para encontrarem pessoas em desmoronamentos e colapsos de estruturas. Nada mal, né?

Então, vamos conhecer os cachorros que estão participando dessa missão super importante. Primeiro, temos o Sky, um malinois belga, cheio de energia e com dois anos de idade. Em seguida, temos o Dori, um boiadeiro australiano de dois anos, que é conhecido por sua inteligência. E por último, mas não menos importante, temos a Nanf, uma mistura de pastor alemão com malinois, que é a caçulinha do trio com apenas quatro meses de idade.

Já dá para imaginar esses fofuchos correndo por aí, não é? Quem está comandando o treinamento é o sargento Raphael Mollo, um verdadeiro expert no assunto. Ele está se dedicando diariamente na preparação desses cãezinhos para que eles possam desempenhar suas funções com maestria.

E isso acontece em locais de difícil acesso ou com muita vegetação, para simular as situações reais que eles podem enfrentar. Mas calma lá, o treinamento ainda está em uma fase inicial. Por enquanto, os cachorros estão aprendendo as técnicas e os comandos básicos.

linguagem humana
linguagem humana

E na próxima etapa, será trabalhado o aspecto motivacional, para que eles se sintam felizes e satisfeitos ao realizar essas ações heróicas. Afinal, ninguém gosta de fazer um trabalho mal humorado, não é verdade?

Além de enfrentar os desafios dos escombros, o sargento e o seu amiguinho Sky têm uma agenda lotada pela frente. Eles estão se preparando para obter certificações importantes, como a Certificação Nacional de Cães de Busca no Seminário Nacional dos Bombeiros, em São Luís do Maranhão, e a Certificação Internacional de Cães de Busca, promovida pela International Search and Rescue Dog Organization (IRO).

Uau, esses cães realmente estão em busca de grandes conquistas! E o mais incrível de tudo é que esses cãezinhos têm uma enorme vantagem em relação aos humanos nesse tipo de trabalho. Enquanto nós, meros mortais, não conseguimos enxergar ou sentir a presença de vítimas nos escombros sem qualquer tipo de indicação visual, eles são verdadeiros especialistas nisso.

Além disso, em uma operação em campo aberto, esses heróis de quatro patas conseguem cobrir uma área que equivaleria ao trabalho de 20 pessoas. É muita eficiência, não acham?

Bom, agora que vocês já sabem um pouquinho sobre esses cães treinados para socorrer vítimas em escombros no Tocantins, podem admirar ainda mais esses peludinhos corajosos. E quem sabe, um dia, eles possam estar fazendo um resgate por aí e salvando vidas. Um verdadeiro exemplo de amor e dedicação, não é mesmo?

Próximos Desafios

Agora que já sabemos como os cachorros são treinados para socorrer vítimas em escombros, vamos descobrir quais são os próximos desafios que eles terão pela frente. E acredite, eles não estão para brincadeira!

A primeira meta é obter as certificações necessárias para que esses cachorros sejam verdadeiros heróis caninos. O sargento Raphael Mollo e seu fiel companheiro Sky estão se preparando para o Seminário Nacional dos Bombeiros, que acontecerá em São Luis do Maranhão. Nesse evento, eles buscarão a Certificação Nacional de Cães de Busca, certificando que estão aptos para fazerem um trabalho excepcional.

cachorro com insolação
cachorro com insolação

Mas não é só isso! Eles também estão de olho na Certificação Internacional de Cães de Busca, promovida pela International Search and Rescue Dog Organization (IRO). Isso mesmo, eles querem ganhar reconhecimento mundial pelo seu trabalho incrível.

E quais são as vantagens do trabalho desses cães em comparação com o trabalho dos humanos? O sargento Raphael Mollo garante que são muitas! Primeiro, esses cães evitam que as pessoas entrem em locais perigosos e colapsados desnecessariamente.

Eles conseguem farejar e encontrar pessoas vivas ou restos mortais embaixo dos escombros, algo que os humanos não conseguem fazer apenas com a visão. Além disso, esses cães são muito mais ágeis e versáteis do que nós, humanos. Enquanto uma equipe de 20 pessoas cobriria uma região em um campo aberto, um cão treinado como o Sky cobre a mesma área sozinho! Isso é incrível, né?

Então, podemos concluir que os cachorros são verdadeiros heróis em quatro patas. Com a conquista das certificações e o trabalho árduo do sargento Raphael Mollo, eles estão prontos para enfrentar qualquer desafio. Quem sabe, um dia, eles não serão reconhecidos mundialmente como os melhores cães de busca e resgate do mundo?

Conclusão

Cachorros treinados para resgatar vítimas em escombros? Isso é sério? Quem diria que nossos amiguinhos de quatro patas poderiam ser tão corajosos e heróicos! No estado do Tocantins, esses adoráveis peludinhos estão se preparando para salvar vidas e enfrentar situações perigosas.

E adivinha só, eles estão indo muito bem no treinamento! O objetivo desse treinamento é capacitar os cães a procurar por pessoas em situações de desmoronamentos e colapsos de estruturas. E você pensando que a única habilidade que eles tinham era buscar uma bolinha, né? Esses peludos não estão para brincadeira!

Acredite se quiser, o grupo de cachorros em treinamento é composto por três prodígios caninos: Sky, um belga Malinois de dois aninhos; Dori, um boiadeiro australiano também com dois anos de idade, e Nanf, a cadela caçulinha do trio com apenas quatro meses, fruto de uma mistura entre Pastor Alemão e Malinois. Eles são verdadeiros super-heróis de quatro patas!

O responsável por treinar esses cãezinhos corajosos é o sargento Raphael Mollo. Ele conduz as atividades diárias em locais de difícil acesso e com vegetação nativa intensa. Tudo isso para preparar esses heróis peludos para enfrentar os desafios que os bombeiros enfrentam no dia a dia.

Agora, se você acha que o treinamento acabou por aí, engana-se! Esses cachorros incríveis ainda têm muitos desafios pela frente. Eles estão com agenda cheia para obter certificações no Seminário Nacional dos Bombeiros, em São Luís do Maranhão. Além disso, ainda têm a Certificação Internacional de Cães de Busca, promovida pela International Search and Rescue Dog Organization (IRO). Você não pode negar que esses peludinhos não estão para brincadeira!

E sabe qual a vantagem de ter esses cachorros corajosos trabalhando ao lado dos bombeiros? Eles conseguem evitar que seres humanos entrem em locais perigosos antes da hora, já que têm a habilidade de identificar a presença de pessoas em meio aos escombros. Dá para imaginar como eles são úteis? São verdadeiros anjos de quatro patas!

Em campo aberto, um cão consegue cobrir a mesma área que 20 pessoas. Ou seja, eles são mais eficientes que uma equipe inteira! Eu diria que esses cachorros são simplesmente incríveis, né?

Então, meus amigos, da próxima vez que vocês encontrarem um cachorro, lembrem-se que eles não são apenas animais fofinhos em busca de carinho. Eles também são heróis disfarçados, prontos para salvar vidas e ajudar em momentos de crise. Quem diria que o mundo teria cachorros superpoderosos? Esses peludinhos são simplesmente sensacionais!

E assim terminamos mais um texto maravilhoso sobre esses heróis de quatro patas. Espero que você tenha gostado e que tenha se apaixonado ainda mais pelos nossos amiguinhos caninos. Até a próxima, pessoal!

By Prof.ª Dr.ª Kelly Cristine de Sousa Pontes

Pós-doutora em Medicina, na área de Oftalmologia e Oncologia, pela Leiden University – Holanda e Doutora em Cirúrgicas e Anestésicas Aplicadas aos Animais, pela Universidade Federal de Viçosa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *